Vênus em Capricórnio


“Só o impulso interior, o amor e o desejo de nos ajudar a superar os obstáculos, a abrir caminhos e a elevar-nos acima do estreito círculo onde outros miseravelmente se debatem.” ( Johann W. Von Goethe, "Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister")

Faz alguns dias que Vênus, o planeta feminino ocupante da terceira esfera celestial, ingressou nos domínios noturnos de Saturno: a terra dura, fria e seca de Capricórnio. O ingresso exato foi realizado no dia 23 de janeiro às 05h51, no horário de Brasília.

A última passagem de Vênus pela Cabra se deu em 10 de dezembro de 2022, tendo permanente neste signo até o início de janeiro de 2023. Mas antes disso, Vênus fez uma longa estadia em Capricórnio, permanecendo desde o início de novembro de 2021 até o comecinho de março de 2022, pouco mais de cinco meses (quem se lembra?) - ambos os trânsitos sob a regência de Saturno em Aquário. Desta vez, um trânsito benéfico sobre Capricórnio disponível para Saturno em Peixes, que é a sua exaltação. Ou seja, a terra cardeal torna-se mais propícia ainda para os assuntos venéreos (sem contar que Vênus também possui triplicidade neste signo, que lhe confere uma dignidade essencial).

Vênus é um planeta associado à satisfação, o que inclui o atendimento aos prazeres de todo tipo (sexuais, inclusive) e ao desejo, significando também os acordos, contratos e diplomacias, relações interpessoais e amorosas, as artes, a estética e a beleza, dentre outras coisas. Sua natureza é fria (assim como a de Capricórnio) e úmida, o que lhe confere a capacidade de gerar fertilidade e crescimento - em menor escala que a de Júpiter, o grande benéfico , sendo por isso também considerada a pequena benéfica .

Capricórnio dá a Vênus uma prática de qualidade para manifestar todos esses assuntos, além daqueles que ela significa especificamente em cada natividade. Por ser uma terra cardeal, é o signo que alavanca os inícios e propõe a constância e o comprometimento necessário para atingir metas a prazos médios e longos. Ou seja, um momento oportuno para resolver pendências (considerando que Marte também estará passando por Capricórnio até o dia 13 de fevereiro) e trazer as idealizações e expectativas para o mundo real , onde as coisas de fato acontecem na materialidade.

O trígono entre a Vênus Cabra e Júpiter em Touro, ocorrido no último domingo (dia 28), trouxe ainda mais possibilidades de florescimento e concretização - por mais que Capricórnio seja o detrimento de Júpiter, ele não está apenas no domicílio da menor ajuda como também em seus termos. Oportunidades de crescimento aparecem em toda parte, aos que têm os olhos atentos e o coração bem disposto.

Vênus permaneceu em Capricórnio até às 13h05 do dia 16 de fevereiro de 2024. Até lá, continue com suas mãos na massa, sem esquecer da sofisticação.

Comentários

Postagens mais visitadas