Mercúrio em Aquário

"O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas." (Claude Lévi-Strauss)


Mercúrio fez o seu ingresso em Aquário na madrugada desta segunda-feira, às exatas 02:10h. Aquário é o domicílio diurno de Saturno e o exílio do Sol, signo em que Mercúrio encontra dignidade por triplicidade, visto ser o participante noturno da triplicidade do Ar, além de reger os primeiros 07º deste signo por termos, e só. Erroneamente se diz que Aquário dignifica Mercúrio de algum modo fora os aqui comentados, e sinceramente não sei qual é a origem deste pensamento, que não encontra fundamentação nos textos clássicos.

De natureza quente e úmida, Aquário oferece a Mercúrio um ambiente em que o mensageiro se sente um pouco mais à vontade do que em Capricórnio, visto ser o único regente de Gêmeos, que é também um signo sanguíneo. Mercúrio é um planeta neutro e de natureza variável, tendo por isso uma boa capacidade de adaptação, especialmente em se tratando dos signos do elemento ar. Aqui no ar fixo de Saturno, as ideias mercuriais se concentram em torno de algo que precisa não apenas ser dito, mas jorrado aos quatro ventos. Muito se fala sobre o poder de inovação que Aquário confere ao planeta ali posicionado; no entanto, a sua característica predominante é o gosto pelos conceitos, pelas ideias, por tudo aquilo que estimule o intelecto - que não possuem um tom emocional, mas um viés racional e lógico. Sendo Aquário um signo humano e também sabido como o aguadeiro, despejando suas águas ao mundo dos mortais, abre-se a temporada zodiacal àqueles que busquem saciar a sede de seus conhecimentos e sabedoria.

Todos nós estaremos recebendo de Hermes a intuição que nos leva não apenas a entrar em contato com nossos ideais, mas com aqueles partilhados por toda a humanidade. Ideias difusas, teorias de vários tipos, pensamentos que chamam pelo coletivo, mente focada e, muitas vezes, convicta a ponto de posicionar opiniões que rejeitem todo tipo de discurso que revele uma única autoridade.

Ter em mente que dar a forma ao pensamento não é engessá-lo, e sim a premissa que constitui a linguagem, que é também a ponte que nos une.
É preciso, portanto, desaguar.

Mercúrio permanecerá em Aquário até o dia 23 de fevereiro.


Algumas datas deste trânsito:

05/fev: Mercúrio ingressa em Aquário
10/fev: Mercúrio quadra Júpiter

Comentários

  1. Justamente hoje me lembrei de um texto que fiz sobre migração há exatos 3 anos e 3 meses. Fazia um tempo já que não remexia meus artigos da história social, foi uma emoção do caramba! Gosto muito desse signo, sua simbologia. O aguadeiro sozinho ja emociona, tem um em A Cor da Romã. Lembra serviços da roça que boa parte dos meus antepassados fazia. Hoje mesmo conversando com papai e vovó, e eles lembrando que demorou até 2023 (isso mesmo) pra ter encanamento na casa que era do meu avô, e papai fez essa modernização. Antes era agua fervida no fogo, e tinha uma botija de barro comum aos aguadeiros clássicos. Agora veja: mercúrio rege minha casa 4, do meu pai, dos meus antepassados. O meu natal se opõe a esse transito de hoje, e esse de hoje fica conjunto a meu Saturno natal, ambos significadores do meu pai, até onde sei. Não que ele esteja ativo em alguma técnica, mas achei curioso. Astrologia mexe demais com memória e com todas as artes, não a toa tem Urania como Musa, eu amo. Sua escrita é deliciosa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas