Vênus em Aquário

 

"É sabido que comboios completos de pensamento atravessam instantaneamente as nossas cabeças, na forma de certos sentimentos, sem tradução para a linguagem humana, menos ainda para uma linguagem literária... porque muitos dos nossos sentimentos, quando traduzidos numa linguagem simples, parecem completamente sem sentido. Essa é a razão pela qual eles nunca chegam a entrar no mundo, no entanto toda a gente os tem." (Fiódor Dostoiévski)


Há poucos dias, Vênus fez o seu ingresso em Aquário unindo-se à Marte, ao Sol e a Mercúrio, também presentes na casa diurna de Saturno no momento de sua chegada.

Ela que traduz a amálgama dos nossos prazeres e dos nossos desejos, não possui dignidades neste signo, exceto pela regência da primeira face e do segundo termo, que engloba os graus 7 a 13, em que hoje ela se encontra (está neste momento aos 8º30" do Aguadeiro). Não é de agora que Vênus transita por um signo saturnino: ela é recém-chegada de Capricórnio, por onde permaneceu desde o dia 23 de janeiro.

Um dos símbolos que representa o signo de Aquário é o do aguadeiro celeste. Ganimedes, príncipe de Troia que, segundo Homero, foi o mais encantador nascido da raça dos mortais, foi raptado por Zeus em uma de suas incursões pelo mundo terreno para se tornar o copeiro do Olimpo, servindo aos deuses o néctar da imortalidade e derramando os seus restos sobre a Terra. Néctar este que, segundo se conta, era um manjar doce com um sabor divino, e que quando era oferecido a algum humano, despertava nele uma sensação de extrema felicidade.

O sabor doce é característico de Vênus. Diz-se que o néctar consistia em uma ambrosia ou um alimento fermentado a partir do mel - portanto, ambos doces em sua essência. Vênus e Aquário podem não ter entre si uma relação tão explícita, mas estão associados pela aspiração da imortalidade ao humano comum que existe em nós: Saturno, o regente do tempo, imortaliza-nos através da perpetuação das nossas ideias até mesmo no pós-morte (Aquário é um signo de Ar fixo), enquanto Vênus nos atribui o êxtase e o assombro de experimentarmos a possibilidade desta condição eterna. 

Hoje, Saturno está na exaltação de Vênus, enquanto Vênus atravessa, mais uma vez, o domicílio de Saturno. Amar o pensamento e a sabedoria para além da proposta cartesiana e acadêmica: amar a nossa imortalidade enquanto seres pensantes e construtores de uma outra, nova e possível, realidade.

Vênus permanecerá em Aquário até o dia 11 de março.


Algumas datas deste trânsito:

16/fev: Vênus ingressa em Aquário
22/fev: Vênus conjunta à Marte
25/fev: Vênus quadra Júpiter

Comentários

Postagens mais visitadas